Getz / Gilberto – Getz / Gilberto (1963)

“A bossa brasileira se fundiu ao Jazz americano para criar uma arte universal e permanente”

Um dos melhores discos do Jazz de todos os tempos. Um dos melhores momento da bossa nova de João Gilberto em parceria com o saxofonista Stan Getz e o maestro Antônio Carlos Jobim. Do Brasil para Nova York/USA, os brasileiros partiram na companhia de luxo de Astrud Gilberto, esposa de João e que inesperadamente eternizou sou voz delicada voz neste álbum. Os resultados foram mágicos. Desde o Samba-Jazz (invenção brasileira), o mercado de musical estava inundado de álbuns de bossa nova, e a superexposição estava começando a fazer a música parecer uma moda.

No entanto, Gilberto & Getz transformaram a bossa nova numa parte mais universal e permanente. Não apenas por causa das composições de extrema beleza, mas também pela forma com a qual casaram o gingado brasileiro com sua técnica americana. Este disco tem um dos maiores hits do jazz em todos os tempos, The Girl From Ipanema, é considerado um clássico unânime entre os especialistas, mas há muito mais para se ouvir aqui, como a triste Para Machucar Meu Coração, Desafinado e Corcovado. Astrud nunca havia cantando profissionalmente e seu inglês com sotaque tupiniquim parecia inexperiente, mas se mostrou como algo apaixonante não para os estrangeiros, mas também – e principalmente – para nós, brasileiros. Além disso, a maioria das músicas de Jobim aqui presentes se tornaram um padrão do gênero.

O que temos aqui é um material tão brilhante e consistente que é impossível não se render ao jazz, ainda que você seja adepto de outros estilos musicais. Os músicos tocam/cantam com uma graça inigualável e natural gerando uma aura de romantismo que remente aos filmes de amor dos anos 70. O próprio Getz nunca soou tão lírico e Gilberto e Jobim conseguem atingir a uma sofisticação harmônica digna de poucos. Há todo um charme envolvente que aquece o coração em dias nublados. Por fim, é um daqueles raros discos de jazz sobre o qual a “elite rica” e o público em geral estão em total acordo. Essencial. 

NOTA: 10/10 



Ajude-me a melhorar dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s