Marcin Wasilewski Trio – Faithful (2011)

“leituras pessoais reescritas em alta fidelidade “

Marcin Wasilewski Trio é um dos grandes nomes da cena polonesa de Jazz, reconhecido por seu talento único em misturar tradição com contemporâneo. O trio é formado por Marcin Wasilewski no piano, Slawomir Kurkiewicz no baixo e Michal Miśkiewicz na percussão. O grupo afirma que a boa música está onde você a encontra, mas apesar de sua musicalidade ser notadamente boa, eles começaram fazendo releituras de músicas pop de Björk e Prince, só que, emprestando às canções alheias, sua vocação natural para criar atmosferas obscuras.

Faithful faz referência ao trabalho de muitos artistas famosos e todos, considerados gênios em seus respectivos estilos. Sua inspiração vem muito da música clássica, por isso o trio tem facilidade para realizar leituras flutuantes das músicas de seus ídolos como é o caso de An den kleinen Radioapparat, de Hanns Eisler em sua gloriosa melodia, que vai se desenrolando lentamente, enquanto as ricas harmonias que sublinham a faixa-título de Ornette Coleman são coloridas pela atenção vigilante de Wasilewski. Há também os delicados pratos de Miskiewicz em seu trabalho de maior profundidade. Oz Guizos, de Hermeto Pascoal, ficou ainda mais sombria com suas nuances claras mais, carregada de uma melodias em arranjos meticulosos.

De outra forma, insere um olhar mais perscrutador sobre Big Foot, de Paul Bley, que oscila entre o simples e o complexo quase na mesma proporção da versão original. Definitivamente, um disco cujo título parece encaixar perfeitamente – obviamente, indo além.

NOTA: 9/10.


Referências:


Ajude-me a melhorar dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s