Red Mitchell – Talking (1989)

“O som de um músico é sua assinatura”

Keith Moore “Red” Mitchell, americano, nasceu em 20 de setembro de 1927. Mostrou interesse precoce para a música e sobre como ela funciona. Cresceu em Nova Jersey, havendo sido encorajado por sua mãe, que amava a natureza e a poesia; e seu pai engenheiro, que amava a música e lhe explicou como as coisas funcionavam. Depois de nove anos de aulas de piano, quatro anos de sax alto e clarinete e uma bolsa de estudos de engenharia para Cornell, ele começou a tocar baixo no exército em 1947.

Quando em Estocolmo, em 1968, foi recebido em toda as grandes cidades da Europa, formando várias parcerias e tocando com amigos. Entre 1977 e 1990 ele passou cerca de três meses por ano em Nova York tocando principalmente na Bradley’s com seus parceiros de piano favoritos. Realizou performances de guitarra e baixo com Jim Hall, Herb Ellis, Joe Pass (com quem gravou o disco em questão), Joe Beck e outros. Sendo que muitos chamaram a atenção para o seu “incomparável domínio” do jazz bass.

Red Mitchell dedicou sua vida à música e à comunicação. Sua personalidade e seu gosto pela música eram descritos por amigos e parceiros como sendo maiores do que sua própria vida. Jim Hall disse: “O Red fez os mais lindos solos melódicos do que qualquer um em qualquer instrumento. Acho que talvez ele e Lester Young estivessem no mesmo nível. O fato de que ele haver parado de tocar o baixo de corda foi algo incompreensível”. Já o baixista clássico, Gary Karr, disse: “Sempre julguei o talento, seja jazzístico ou clássico de um músico, pelo som que essa pessoa produz, e o som de Red é a sua assinatura.

NOTA: 9/10.

Referências:


Um comentário sobre “Red Mitchell – Talking (1989)

Ajude-me a melhorar dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s