Keith Jarrett Trio – Bye Bye Blackbird (1993)

“Álbum tributo ao pássaro negro, Miles Davis”

Bye Bye Blackbird é um álbum gravado em 1991 como um tributo ao extraordinário Miles Davis, que havia morrido semanas antes. Depois do álbum de estreia, Standards, em 1983, esta seria a última vez que o Standards Trio gravava em estúdio. Foi lançado pela ECM Records somente em abril de 1993. Como em outras obras do Keith Jarrett Trio, este é um álbum cuja essência é o improviso, e como prova disto, duas canções foram escritas pelo trio para a justa homenagem: For Miles e Blackbird, Bye Bye, que dá nome ao álbum.

Sobre os músicos:

Keith Jarrett, pianista, americano e nascido 1945. Começou sua carreira com Art Blakey, passando a tocar com Charles Lloyd e Miles Davis. Desde o início dos anos 70, ele obteve grande sucesso a frente de importantes grupos de Jazz e como performer solo. Suas improvisações baseiam-se nas tradições do jazz e outros gêneros, especialmente música clássica ocidental, blues e música folclórica étnica. Em 2003, recebeu o Polar Music Prize, sendo um dos primeiros vencedores do prêmio de música contemporânea e clássica, e em 2004 recebeu o Leonie Sonning Music Prize. Seu álbum The Koln Concert (1975) tornou-se a disco de piano (no gênero) mais vendido da história. Em 2008, ele foi introduzido no Down Beat Hall of Fame na 73ª Pesquisa Anual dos Leitores.

Gary Peacock, contrabaixista, também americano e nascido em 1935. Após o serviço militar na Alemanha, no início dos anos 60, trabalhou na costa oeste com Barney Kessel, Bud Shank, Paul Bley e Art Pepper, depois mudou-se para Nova York. Lá, trabalhou com Bley, Bill Evans Trio (com Paul Motian) e trio de Albert Ayler com Sunny Murray e fez algumas apresentações com Miles Davis, substituindo temporariamwente Ron Carter. Peacock passou um tempo no Japão no final dos anos 60, afastando-se a música temporariamente para estudar filosofia. Depois de retornar aos Estados Unidos em 1972, dedicou-se a Biologia na Universidade de Washington em Seattle e ensinou teoria musical no Cornish College of the Arts de 1976 a 1983. Em 1983, se juntou a “Standards Trio” de Keith Jarrett com Jack DeJohnette.

Jack DeJohnette, baterista, pianista e compositor, americano, nascido em 1942. É uma figura extremamente importante para o jazz fusion. Considerado um dos mais influentes bateristas do século 20, dado seu extenso trabalho como líder e assistente de músicos como Charles Lloyd, Freddie Hubbard, Keith Jarrett, Bill Evans, John Abercrombie, Alice Coltrane, Sonny Rollins, Miles Davis, Joe Henderson, Michael Brecker, Herbie Hancock e John Scofield. O músico foi introduzido no Modern Drummer Hall of Fame em 2007.

Nota: 9/10.


Referências:


Ajude-me a melhorar dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s