Old Fire – Songs From The Haunted South (2016)

“Um ato de amor”

Projeto idealizado pelo músico e multi-instrumentista John Mark Lapham. Ele é o responsável por juntar nomes como DM Stith, Warren Defever, Rebekka Karijord, Robin Allender, Christopher Barnes, Semay Wu, Tom Rapp, Sara Lowes, Christian Madden, Alex Maas, Danny Norbury, Bob Hoffnar, Alex Hutchins, Lindsey Kuykendall, Mark Kuykendall, Elizabeth Warren, Ieva Berberian, Joe Ryan e Thor Harris para produzir uma obra única e de sentido amplo.

O álbum levou quase uma década para ficar pronto. Songs From The Haunted South é definido pelo autor como um “ato de amor”. O conceito do álbum nasceu de uma ideia para um projeto da 4AD (gravadora independente britânica). Porém, após separar-se do cantor Micah P Hinson, o álbum, que originalmente foi concebido com o propósito de juntar alguns cantores e músicos fazendo versões para canções que marcaram sua vida, foi expandido para mais vozes que ele considerava especiais e que poderiam se encaixar melhor na sua inspiração.

As primeiras peças do quebra-cabeça juntaram-se após conhecer o ex proprietário do selo 4AD, Ivo Watts Russell, que apresentou Lapham a Tom Rapp, um artista que gravou uma série de álbuns obscuros no final dos anos 60 e 70 sob o nome de Pearls Before Swine. Os vocais de Tom formaram a base da faixa Shadows. Nos anos seguintes, os vocalistas convidados foram gravados por Sara Lowes (The Earlies), DM Stith, Christopher Barnes (Gem Club), Rebekka Karijord e Alex Maas (Black Angels). O projeto também conta com instrumentistas excepcionais, incluindo DM Stith no piano e violão, Christopher Barnes (Gem Club) no Piano, Warren Defever na guitarra, Thor Harris (Swans) na bateria, Christian Madden no piano Rhodes & Organ e Semay Wu no violoncelo.

O álbum de 13 faixas contém uma seleção de músicas que, de uma maneira ou de outra, são dedicadas a diversas pessoas, algumas delas, falecidas. Musicalmente, as inspirações vão desde artistas como Brian Eno e Stars of the Lid e com influências de Rock Psychedélico, a Country Music tradicional e similares. Poder ouvir as composições originais do Old Fire e compará-las com suas versões para canções de outrem é uma experiência bastante  intrigante. Lapham interpreta músicas da Psychic TV (The Orchids), Low (Laser Beam), Ian William Craig (A Sight Grip, A Gentle Hold), Jason Molina (It`s Easier Now), Camberwell Now (Know How) e Shearwater (Helix).

Por fim, Songs From The Haunted South é um disco para pessoas com ouvidos abertos e simples de coração. Um trabalho fácil e, ao mesmo tempo, difícil de classificar, pois depende muito do estado de espírito do ouvinte no momento da audição e do tipo de experiência que se busque ao ouvi-lo. No final das contas, não importa se você irá gostar ou não. De um jeito ou de outro, não poderá negar o esforço do autor em construir algo original e nem duvidar do bom gosto colocado na obra.

Nota: 9/10.


Referências:


Um comentário sobre “Old Fire – Songs From The Haunted South (2016)

Ajude-me a melhorar dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s