ZERØ – Carne Humana (1987)

“Letras introspectivas e um certo desprezo pela indústria”

ZERØ é uma banda formada em 1983 por Fabio Golfetti, Alberto “Beto” Birger, Cláudio Souza, Gilles Eduar, Nelson Coelho e Guilherme Isnard na cidade de São Paulo. O grupo surgiu numa época em que as bandas do estilo eram marcadas por um lirismo insipiente, e talvez, justamente por isso, uma época romântica. Nos anos oitenta, para simplificar, colocávamos todas as bandas nacionais no balaio do Rock Brasil, mas se quiséssemos definir esta banda de uma forma mais conceitual, certamente não se encaixaria num estilo estático, pois sua música era influencia por bandas góticas como Joy Division, The Cure e Depeche Mode, entre outros. Estas influências se ajustavam ao jeito brasileiro de fazer música, criando algo diferente do que era popular na época.

zero-banda

Carne Humana (1987) traduzia o romantismo de uma época bem difícil para a juventude brasileira. O país acumulava crises: planos econômicos fracassados seguidamente e o desemprego somava-se à inflação criando monstros que brincavam com a realidade e nos infantilizava. Nossos medos juvenis fortaleciam esses monstros e tornava a existência mais insuportável. Todavia, havia os idealistas que, cultivando a melancolia, alimentavam a esperança. ZERØ era uma das últimas existencialistas de sua época e isso estava explícito nas suas letras introspectivas. Suas músicas espelhavam angústias juvenis no momento que precedia a transição do regime militar para a “democracia” e conseguiam expressar o sentimento dos muitos que desejavam e lutavam por dias melhores. Suas músicas, produziam a sensação de um enorme desconforto e isto nos encorajava a encarar os nossos medos de uma forma resignada e bela. Era um jeito simples, mas eficaz de denunciar e protestar contra as “ante liberdades”, tão banais nos dias de hoje. A banda tornou-se símbolo de sua época por causa de letras introspectivas e melancólicas e por demonstrar um certo “desprezo” pela indústria nacional da música.

NOTA: 9/10.


Nota do Editor:

  • Está é uma matéria antiga, de minha autoria, para o portal Whiplash.net

Um comentário sobre “ZERØ – Carne Humana (1987)

  1. Bacana seu post. Na época eu não cheguei a me aprofundar no conhecimento da obra do Zero, eu tava na pré-adolescência e já tinha inclinação mais pro rock. Mas hj vejo q foi uma boa banda. Nessa linha, se possível, faz um post depois sobre os Picassos Falsos.

    Curtido por 1 pessoa

Ajude-me a melhorar dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s