Nélio Costa – Do Baixo Para Cima (2012)

“Simplicidade sofisticada e inteligente”

Do Baixo Para Cima é um disco de música instrumental contemporânea com influências de jazz e de rock progressivo. As composições são belas, bem arranjadas e com forte apelo ao bom gosto. Quanto ao estilo, além da influência dos mestres famosos, Nélio colocou neste disco, energias oriundas de muitas partes do globo, incluindo, os regionalismos de sua terra natal que, diga-se de passagem – foram inseridos com certa elegância. No entanto, não é preciso ser estudioso pra sacar os flertes com elementos da música latina, europeia e americana. As composições são orientadas para o contrabaixo, instrumento tocado pelo nosso artista, mas há espaço para que todos os instrumentos apareçam de forma virtuosa e clara. Apesar de os músicos serem extremamente técnicos, não há excessos, nem estrelismos. Ao contrário, o disco é de uma simplicidade sofisticada e inteligente. Definitivamente, um trabalho que poderia e deveria estar entre os melhores lançamentos nacionais do estilo no ano de 2012.

Sobre o músico:

Nélio Costa, nascido em 8 de novembro de 1966, em Fortaleza – CE, começou tocando bandolim aos treze anos de idade, filiando-se ao Clube do Chorinho de Fortaleza. Aos dezesseis anos, fez o seu primeiro curso na área musical: Leitura de Partitura com a professora Isaíra Silvino. Aos dezoito anos, ingressou no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará. Em junho desse mesmo ano passa a integrar, como baixista, a Banda Officina, um grupo de música instrumental que marcou o cenário musical de Fortaleza. Como músico profissional acompanhou diversos artistas locais como Dilson Pinheiro, Teti, Marcus Brito, Aparecida Silvino, David Duarte, Edmar Gonsalves, entre outros. Trabalhou também em casas noturnas acompanhando artistas de renome nacional como Maria Creuza, Nelson Gonsalves, Fagner, Jorge Vercilo, João Donato, Waldonys, Manassés, Amelinha, Fausto Nilo, Pery Ribeiro, Roberta Campos.

Transferiu-se em 1990 para a cidade de Colônia, Alemanha, onde graduou-se em Pedagogia Musical (baixo elétrico e guitarra, nas áreas de Jazz e música Pop), em 1996. Na Alemanha trabalhou com diversos grupos e estilos musicais, tais como Jazz, Salsa, Reagge, Bossa-Nova e música Pop. Integrou tournê na Turquia do cantor jamaicano Frank Lee. Participou da elaboração de Jingles para rede de TV alemã RTL. Em 1997 retornou a Fortaleza onde segue atuando como músico e arranjador. Em 1999 fez o lançamento do seu primeiro CD solo intitulado “Das Origens”, com shows no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, The Wall, Centro Cultural do Banco do Nordeste. No ano seguinte seguiu em tournê de lançamento pelo Nordeste, apoiado pelo Goethe Instituto (Instituto de Línguas Alemão), com shows em Recife, Natal, e Teresina. Em outubro de 2000 foi convidado pela Universidade de Mainz, na Alemanha, para lecionar por um ano um curso sobre música brasileira, retornando em agosto de 2001 para capital alencarina.

Em 2002 Nélio Costa lançou seu segundo CD solo intitulado “Só Alegria”, tendo feito shows de lançamento no Festival de Jazz de Guaramiranga, onde foi eleito por júri popular como uma das quatro melhores bandas do festival; No Centro Cultural Dragão do Mar (Fortaleza), no Conservatório Pernambucano de Música em Recife e no Teatro do Gasômetro em Belém. Em 2012 Nélio Costa lança seu 3° CD solo intitulado “Do baixo para cima”, trazendo a Fortaleza três músicos alemães influentes na cena jazzística alemã, dentre eles o guitarrista Werner Neumann, professor doutor em guitarra da universidade de Leipzig, Alemanha. Esse projeto foi aprovado pela lei Rouanet, com o patrocínio da CHESF.

Nota: 9/10.


Fonte:


Ajude-me a melhorar dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s